Mulheres no Sistema Prisional

Produção
Página Inicial Projetos Mulheres no Sistema Prisional

Ano: 2019

Organização: ONU Mulheres

Pessoas impactadas:

Site:

Preparação de metodologia sobre direitos e necessidades de mulheres em situação de cárcere
Em todos os projetos desenvolvidos pelo Instituto, a construção se dá a partir dos princípios de empoderamento de mulheres definidos pela ONU e pela ONU Mulheres no Pacto Global de 2010 – Agenda 20-30. O objetivo 5: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” é o princípio direcionador.

O objetivo da parceria entre ONU Mulheres e Instituto Lojas Renner é empoderar mulheres na cadeia de valor do varejo de moda no Brasil. A ONU Mulheres apoia tecnicamente o Instituto Lojas Renner e a Renner em ações internas à empresa, com o propósito de empoderar mulheres. O Instituto Lojas Renner, por sua parte, apoia financeiramente a implementação da Nota Estratégica e Plano de Trabalho Anual da ONU Mulheres. A parceria consolida ainda o compromisso assumido pelas Lojas Renner S.A., baseado no marco dos princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs (Women Empowerment Principles). Os WEPs buscam incentivar empresas a adotarem valores e práticas que fomentem o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero nas empresas e na sociedade.

Esta troca aproxima e potencializa oportunidades de desenvolvimento de projetos voltados ao empoderamento de mulheres nos mais diferentes contextos.

Uma das iniciativas de 2019 está conectada à preparação de metodologia sobre direitos e necessidades de mulheres em situação de cárcere.

O objetivo é resgatar as condições básicas de cidadania dessas mulheres por meio da informação compartilhada, desenvolvendo trabalhos em parceria com empresas que contratam mão de obra em espaços prisionais.

Além da geração de renda e transformação pelo trabalho, associar uma metodologia que contemple o desenvolvimento de habilidades que geram autoconfiança e também contribuem para mudança na vida de muitas pessoas.

ver todos