Página Inicial Projetos Empreendedoras da Moda

Ano: 2018-2019

Organização: Aliança Empreendedora, Agustina Comas, SENAI, SESI e ONU Mulheres

Pessoas impactadas: mais de 500

Site:

Por meio da iniciativa, o Instituto Lojas Renner formará mais de 500 mulheres empreendedoras em seis cidades do Brasil.
O empoderamento feminino está diretamente ligado à liberdade financeira da mulher moderna. Quando as trabalhadoras tornam-se profissionais capacitadas e donas de si com seus próprios negócios, é mais fácil tomar as rédeas da própria vida e incentivar cada vez mais mulheres para este caminho. Assim surgiu o Empreendedoras da Moda, programa criado pelo Instituto Lojas Renner.
 
O Programa Empreendedoras da Moda capacitará grupos de mulheres em seis cidades distribuídas em quatro estados brasileiros: Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Florianópolis e Pomerode, em Santa Catarina; Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio de Janeiro; e Jacareí, em São Paulo.
 
Com duração média de 12 meses, o projeto beneficiará mais de 500 mulheres que já desenvolvem algum tipo de atividade têxtil e querem se profissionalizar ou que simplesmente possuem interesse na área. No total, cerca de 40 grupos terão aulas de gestão e empreendedorismo partindo de uma metodologia que estimula as alunas a criarem e ampliarem seus negócios a partir do que elas têm. Na formação, serão contemplados requisitos de sustentabilidade, qualidade de produtos e conformidade social.
 
O curso oferece em todas as cidades módulos sobre cadeia produtiva, controles financeiros, produtividade, vendas e divulgação, precificação e contratação de funcionários, entre outros temas. As alunas também terão acesso a consultorias para obter as certificações necessárias e formalizar seus empreendimentos. A formação envolve ainda capacitação técnica em costura de acordo com a vocação e perfil das empreendedoras e da região onde estão inseridas.
 
Embalagem do Sabonete Alchemia
Um dos grupos participantes, a Copearte, de Porto Alegre, realizou uma das entregas mais significativas do programa Empreendedoras da Moda ainda em 2018: desenvolveram as embalagens dos sabonetes Alchemia vendidos no e-commerce das Lojas Renner. Alinhando a proposta à sustentabilidade, elas recebem sobras de tecidos das confecções para que estas se transformem nas singulares embalagens do produto. Depois disso, toda a verba arrecadada com as vendas retorna para o programa, beneficiando outras mulheres em novas fases do ciclo. 
 
Aproveitamento do pós consumo em SC
Os grupos produtivos de Florianópolis realizaram uma das entregas mais significativas do programa Empreendedoras da Moda ainda em 2019: desenvolveram uma coleção transformando e dando nova vida para roupas com defeitos, alinhando a proposta ao conceito da moda responsável - confira no vídeo. Os grupos contaram com a consultoria da estilista Agustina Comas, e da Aliança Empreendedora.

 
ver todos