Página Inicial Projetos Empoderando Refugiadas

Ano: 2016-2018

Organização: Centro de Educação São José

Pessoas impactadas: 120

Site: https://portal.sipeb.com.br/unidades/centro-de-capacitacao-profissional/centro-de-educacao-sao-jose/

Capacitação de mulheres refugiadas por meio de parceria com centros de formação que desenvolvem cursos na área de costura e de atendimento e venda para varejo.
O Empoderando Refugiadas capacita refugiadas por meio de parceria com centros de formação que desenvolvem cursos na área de costura e de atendimento e venda para varejo na capital de São Paulo. Atendendo mulheres em situação de refúgio, o objetivo é prepará-las para entrarem no mercado de trabalho brasileiro. Algumas participantes dos cursos conseguem ser efetivadas em unidades do grupo Lojas Renner S.A, como as Renner, Youcom e Camicado. 
Mais do que uma formação técnica, os cursos são momentos de virada na vida de muita gente que chega ao Brasil por não ter mais condições políticas ou econômicas de viver em seus países de origem. As histórias cotidianas de superação encontradas no projeto transformam as dificuldades vividas por muitas refugiadas de se adaptar à língua, à cultura e até mesmo às novas condições econômicas, inferiores às que tinham em seus países, em oportunidade de recomeçar. “A presença das refugiadas em nossas lojas como colaboradoras tem nos ensinado muito, pois estamos vivendo os conceitos de diversidade cultural e comportamental na prática. É muito bonito ver como as histórias de vida partilhadas pelos refugiados ajudam os colegas a superarem suas pequenas dificuldades do dia a dia e é incrível ver os gestos de apoio e humanidade que se constroem cotidianamente. Todos nós ganhamos com o empoderamento das mulheres refugiadas”, avalia Letícia Medeiros, analista de Recursos Humanos da Camicado.
     
Números do projeto:
No ano de 2017 foram 60 participantes em duas turmas do curso de atendimento e vendas para varejo e duas turmas do curso de costura. Em 2018 serão capacitadas mais 55 pessoas divididas em três turmas.
 

Galeria de Imagens

Depoimentos

ver todos