Programa Varejo Social: Empoderando Organizações Sociais por meio de Bazares

O Varejo Social é um programa inovador que busca profissionalizar bazares de instituições sociais, proporcionando capacitação, mentoria e incentivo financeiro. Destinado a Organizações da Sociedade Civil lideradas por mulheres, o programa visa fortalecer a sustentabilidade econômica dessas instituições, ampliando a arrecadação de recursos por meio dos bazares sociais. Com isso, não apenas as organizações são beneficiadas, mas também a comunidade que elas atendem.

Uma das etapas fundamentais do programa Varejo Social é a formação e mentoria oferecidas às organizações sociais participantes. Essa etapa visa aprimorar a gestão das próprias instituições e dos seus bazares, capacitando-as em aspectos como precificação, organização e captação de recursos para doações de roupas. Por meio desse aprendizado, as organizações podem otimizar suas operações e melhorar a eficiência na arrecadação de fundos.

Lauriana Nardini, da AAPECAN (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Porto Alegre), destaca a importância do projeto Varejo Social para a instituição: “Nós não tínhamos um brechó específico aqui na instituição, e com o projeto Varejo Social a gente conseguiu montar essa sala (bazar) com o dinheiro do projeto e também teve todo um aprendizado voltado para precificação, para arrumação, para captar também recursos para doações de roupas. Então teve todo um processo de conhecimento.”

Diversas Organizações da Sociedade Civil foram contempladas pelo programa Varejo Social. Conheça algumas delas:

Movimento por uma Infância Melhor – MIM

O Movimento por uma Infância Melhor (MIM) foi fundado em 2006 na Vila Sampaio, em Porto Alegre. A organização atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades socioeducativas, educação, esporte, cultura e geração de renda de forma gratuita. O MIM utiliza o bazar social como uma das fontes de recursos para viabilizar seus projetos sociais.

Instituto Maria Mãe do Divino Amor

O Instituto Maria Mãe do Divino Amor foi fundado em 1988 em Mogi das Cruzes, na zona leste da região metropolitana de São Paulo. A instituição promove a educação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo atendimento em creches e núcleos com oficinas culturais e de cidadania. O bazar social é uma das formas de geração de renda utilizadas pelo Instituto.

Associação Amigos de Vila Valença – AAVV

A Associação Amigos de Vila Valença (AAVV) foi fundada por mulheres em 2002, na região de Vila Valença, em São Vicente, litoral de São Paulo. A organização oferece atendimento especializado a mulheres vítimas de violência e portadoras do câncer de mama, além de promover oficinas gratuitas de geração de renda para emancipar mulheres em situação de vulnerabilidade social. O bazar social é uma das formas de apoio financeiro utilizado pela AAVV.

Associação Laço Rosa

A Associação Laço Rosa nasceu em 2011 em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo é empoderar mulheres para o acesso aos seus direitos de diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama. Além disso, a associação busca resgatar a autoestima das mulheres por meio de ações de educação, cidadania, cultura, qualificação profissional e geração de renda. O bazar social é uma das iniciativas utilizadas para arrecadar recursos.

Associação Espaço Educativo São Charbel

A Associação Espaço Educativo São Charbel foi fundada em 1993, em Caxambu, cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A organização tem como objetivo promover a educação integral de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social da comunidade dos Anjos. Além do atendimento em creche, a associação oferece atividades socioeducativas em contra turno escolar, como esporte, cultura e qualificação profissional para a inclusão produtiva no mundo do trabalho.

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) foi fundada em 2005, em Caxias do Sul, e hoje está presente em 11 cidades do Rio Grande do Sul. A AAPECAN hospeda e oferece quatro refeições diárias a pessoas com diagnóstico de câncer vindas de outros municípios para tratamento oncológico, como quimioterapia e radioterapia nos hospitais de referência. O bazar social é uma das iniciativas utilizadas para arrecadar recursos e apoiar financeiramente a instituição.

voltar

Fique por dentro de nossas novidades

Inscreva-se