Empreendedoras da Moda: Impulsionando Pequenos Negócios Liderados por Mulheres

A moda é um setor que oferece inúmeras oportunidades para empreendedoras. No entanto, muitas mulheres enfrentam dificuldades para vender seus produtos online e impulsionar seus negócios. Pensando nisso, o Instituto Lojas Renner, em parceria com o SEBRAE, criou o projeto Empreendedoras da Moda, com o objetivo de acelerar digitalmente pequenos negócios liderados por mulheres em todo o território nacional.

Aceleração Digital para Empreendedoras da Moda

O projeto Empreendedoras da Moda é totalmente online, gratuito e voltado para empreendedoras que já possuem um negócio na área da moda e moda casa, seja formalizado ou não. Com foco na aceleração digital, o projeto busca capacitar essas empreendedoras para dominar as vendas online e superar os desafios que surgem nesse ambiente.

Em parceria com a Aliança Empreendedora, o projeto oferece uma série de capacitações abrangendo desde o conceito da identidade visual até o pós-vendas encantador. Além disso, temas como práticas sustentáveis e upcycling são abordados, destacando a importância da moda consciente e responsável.

Agnes, da Agnes Rasta, uma empreendedora participante do projeto, destaca a relevância de uma capacitação que esteja alinhada com a realidade da mulher brasileira: “Já vi muitos anúncios de cursos e projetos que não falam com a realidade da mulher brasileira. Porque tem muito isso, dependendo de quanto recurso você tem, o curso não te cabe, porque são muitas coisas que são difíceis de aplicar. Porque quando você empreende sozinha, você tem que entender que você vai ter que fazer tudo para o seu negócio funcionar.”

Capacitações e Mentorias Individualizadas

Para alcançar os objetivos propostos, o projeto Empreendedoras da Moda conta com três grandes etapas de capacitações. A primeira etapa envolve quatro diferentes cursos online por vídeo-aulas, disponíveis na plataforma Tamo Junto. A segunda etapa consiste em três ciclos de mentorias individuais com mentores voluntários, por meio da plataforma Guru de Negócios. E a terceira etapa é composta por três ciclos de aceleração, com a participação de especialistas no setor.

Essas capacitações e mentorias visam não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também o fortalecimento do empreendedorismo feminino como um todo. Como destaca uma das participantes do projeto, Júlia, da Jupra: “A Aceleração do Empreendedoras da Moda me deu mais confiança, me deu mais bagagem e mais vontade de correr atrás, de estudar mais e trocar mais com as colegas.”

Empoderando Mulheres Através do Empreendedorismo

Quando falamos de empoderamento feminino, não estamos apenas abordando um negócio, mas também questões relacionadas à autoestima, combate à violência doméstica, autonomia financeira e fortalecimento da maternidade solo, entre outros processos e atravessamentos que as mulheres enfrentam. Ao investir em um pequeno negócio gerido por uma mulher, o impacto se estende para além do indivíduo, alcançando sua família e a sociedade como um todo.

Por meio do projeto Empreendedoras da Moda, mais de 50 negócios já foram beneficiados, gerando mais de 100 horas de capacitação. Esses números demonstram o impacto positivo que a iniciativa tem na vida das empreendedoras e na economia local.

voltar

Fique por dentro de nossas novidades

Inscreva-se