O Empoderando Refugiadas tem como objetivo a empregabilidade de mulheres refugiadas, solicitantes da condição de refugiado e migrantes que buscam uma oportunidade de reconstruírem suas vidas no Brasil. A iniciativa das agências da ONU, com envolvimento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a Rede Brasil do Pacto Global e a ONU Mulheres, conta com apoio do Instituto Lojas Renner desde 2016. Entre os objetivos da iniciativa estão: capacitar as participantes para o mercado de trabalho brasileiro, facilitar a adaptação cultural e laboral no país, promover a contratação formal de refugiadas, sua educação financeira e empoderamento econômico.

 

O Empoderando Refugiadas foi criado em 2015, atendendo mulheres de diversas nacionalidades, como Síria, República Democrática do Congo e Colômbia. Com o aumento no número de imigrantes venezuelanos no país, desde 2019 o projeto conta com turmas em Boa Vista, Roraima. Entre os pilares do projeto estão a valorização da diversidade e da inclusão, com turmas dedicadas a mulheres com deficiências, cuidadoras de pessoas com deficiências, portadoras de doenças crônicas e necessidades especiais, além da inclusão de mulheres com mais de 50 anos e população LGBTIQA+.

 

A Lojas Renner S.A. já contratou cerca de 100 participantes do programa em unidades Renner, Youcom e Camicado, sendo 15 mulheres contratadas em 2022. Acreditamos na transformação da vida das mulheres através do acolhimento e novas oportunidades no mercado de trabalho, além de transformarmos nossas próprias lojas em ambientes com diversidade cultural e comportamental.

voltar

Fique por dentro de nossas novidades

Inscreva-se