conheça o instituto Você tem seu estilo. A Renner tem todos.

Como Atuamos

Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte

O Instituto Lojas Renner, gestor do Investimento Social Privado da Lojas Renner, opera em três frentes de atuação: Empoderamento das Mulheres, Formação de Jovens e Desenvolvimento de Comunidades.

O Instituto seleciona, acompanha, divulga e avalia todos os projetos que recebem recursos.

EMPODERAMENTO DAS MULHERES

O Instituto Lojas Renner investe em projetos sociais que contribuam para a aquisição de conhecimento e tecnologias necessárias para a inserção da mulher no mercado de trabalho formal em setores, segmentos e ocupações específicas. Visa habilitá-las para o trabalho remunerado autônomo, exercido em grupo ou individualmente.

Existem dois Programas específicos voltados à geração de emprego e renda de mulheres: Edital Instituto Lojas Renner e Escola de Costura.

EDITAL INSTITUTO LOJAS RENNER: o Instituto Lojas Renner lança, anualmente, um edital público nacional para apoio a projetos de geração de emprego e renda para mulheres e empreendedorismo feminino executados por organizações sociais brasileiras. Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão multidisciplinar, responsável por verificar, além dos critérios pré-estabelecidos, a sua consistência, a coerência entre objetivos e ações, o planejamento orçamentário e as condições estruturais e de capital humano para a condução dos projetos.

ESCOLA DE COSTURA: nos locais em que a Renner possui fornecedores de produtos têxteis de revenda, o Instituto gerencia projetos de capacitação de mulheres em costura industrial, desenvolvidos por meio de parcerias com organizações sociais locais, prefeituras e com os fornecedores da Lojas Renner. Ao final da capacitação, as mulheres beneficiadas podem ser contratadas pelo fornecedor local ou inseridas no mercado de trabalho, em outras empresas do setor ou como empreendedoras de seus próprios negócios.

EDITAL REDE PARCERIA SOCIAL: o Instituto Lojas Renner lança, anualmente, um edital público estadual para apoio a projetos de geração de emprego e renda para mulheres e empreendedorismo feminino executados por organizações sociais do Estado do RS. Após a inscrição dos projetos nos editais, um conselho misto, composto por representantes do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Assistência Social, empresas financiadoras e representantes das entidades-âncoras selecionam os projetos que serão atendidos pela Rede através de uma avaliação com critérios claros e objetivos.
As ONGS selecionadas têm até 09 meses para execução dos objetivos propostos com o gerenciamento e acompanhamento direto do Instituto.

FORMAÇÃO DE JOVENS
Rede Bom Jesus

Com o objetivo de capacitar jovens para o mercado de trabalho, o Instituto possui duas principais frentes de atuação para este fim:

  • • ESCOLA DE VAREJO: cursos nas áreas de logística e atendimento ao cliente, oferecidos no Programa de Aprendizagem da Lojas Renner desde 2012, contribuindo para o ingresso de jovens no mercado de trabalho e ao fomento da economia local. A parte prática do curso é realizada em lojas da Renner, da Youcom e nos Centros de Distribuição da Companhia.
  • • PROJETO PESCAR: projeto do Programa de Aprendizagem da Lojas Renner, o Instituto gerencia o Projeto Pescar desde 2008, quando foi criado. O Pescar acontece na sede Administrativa da Companhia, em Porto Alegre, desde 2004. As aulas teóricas são ministradas por colaboradores voluntários e parceiros da empresa, e as práticas são realizadas em lojas da Renner e da Youcom.
 
DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES

COMUNIDADES DO ENTORNO

Com a sede administrativa localizada no entorno do Bairro Bom Jesus, desde 2008 a Lojas Renner apoia projetos voltados às organizações sociais desta comunidade, em busca do seu desenvolvimento. O Bairro é composto pelas Vilas Pinto, Divinéia e a Nossa Senhora de Fátima, que integram a região da "Grande Mato Sampaio", lugar conhecido como um dos bolsões de maior vulnerabilidade na cidade de Porto Alegre.
Uma das organizações que se beneficiam com a atuação do Instituto é o Centro de Educação Ambiental (CEA) localizado na Vila Pinto. O CEA é uma Organização Não Governamental composto por 3 núcleos – o CTVP (Centro de Triagem Vila Pinto), o CEJAK (Centro Cultural) e a Creche Vovó Belinha – fundada há 18 anos pela iniciativa de um grupo de mulheres da comunidade, com o objetivo de transformar a condição de pobreza e violência a que estavam submetidas e buscar alternativas para garantir sua independência e qualidade de vida.
Após 18 anos de história com a liderança de Marli Medeiros, o CEA beneficia, anualmente, mais de 2 mil pessoas, e o CTVP, considerado o carro chefe do CEA, é referência no Estado do Rio Grande do Sul para Centros de Triagem. O Instituto, em parceria com outras organizações municipais, realizou um aporte financeiro para a ampliação do CTVP, oportunizando melhorias estruturais, operacionais e de condições de trabalho do Centro.
Diversos projetos, nessa comunidade, já foram realizados por meio de Editais de inclusão social, voltados à geração de emprego e renda para mulheres, apoio às famílias da comunidade e desenvolvimento da cidadania.

De todo modo, o entorno da Companhia não se resume à sua sede administrativa, mas abrange todas as localidades onde a Lojas Renner possui lojas, o que possibilita e potencializa o alcance do Instituto para o desenvolvimento de comunidades em todos os Estados do Brasil. O aporte técnico e financeiro aos projetos acontece por meio dos Editais – do próprio Instituto e em parcerias público-privadas.

LEIS DE INCENTIVO

A Lojas Renner apoia diversos projetos que visam ao desenvolvimento pessoal e à inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade nas localidades onde atua.

Os recursos são disponibilizados por meio de dedução fiscal do Imposto de Renda a partir de cinco incentivos federais:

  • • Fundos de Apoio à Criança e ao Adolescente
  • • Fundo do Idoso
  • • Lei de Incentivo ao Esporte
  • • Pronon – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica
  • • Pronas – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência

Os projetos incentivados pela Lei Rouanet são apoiados pela área de Marketing da Lojas Renner.

DOAÇÕES

Além da destinação de recursos de incentivo fiscal, o Instituto administra as doações de roupas e acessórios da Renner em parceria com os Governos Estaduais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo – as organizações sociais se cadastram nesses órgãos e recebem, por intermédio deles, as doações da Renner. As doações também acontecem a cada abertura de lojas da Renner, em novas praças: o Instituto encaminha as roupas a serem doadas aos governos locais para repasse à comunidade.