conheça os projetos Você tem seu estilo. A Renner tem todos.

Notícias

Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte

EcoEstilo | Renner e Instituto Lojas Renner incentivando a logística reversa de roupas - 27/12/2016

De 16 de dezembro de 2016 a 16 de janeiro de 2017, a Renner terá uma campanha de logística reversa de roupas em sua loja do BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS.
A fim de incentivar uma moda mais consciente, a Renner receberá as roupas em desuso de clientes para serem transformadas em novas peças por organizações sociais locais apoiadas pelo Instituto Lojas Renner. As novas roupas serão comercializadas por meio dos canais de vendas dos próprios empreendimentos sociais, gerando emprego e renda para os mesmos.
Atualmente, já existe o EcoEstilo da perfumaria, no qual embalagens e frascos trazidos por clientes são recebidos e descartados adequadamente. As roupas entregues para a Campanha EcoEstilo - logística reversa de roupas deverão ser depositadas em um recipiente específico, no Espaço Realize dessa loja, com o auxílio de um colaborador da empresa, que fará a triagem das peças.


O que pode ser recebido?
Roupas usadas, limpas e em bom estado de conservação (de diversos tipos de tecidos).


O que NÃO pode ser recebido?
•Roupas íntimas (calcinhas, sutiãs, meias, cuecas).
•Tecidos, roupas rasgadas, panos, retalhos.
•Roupas sujas/manchadas (graxa, óleo, tinta, sangue, secreções, etc.).
•Acessórios (bijuterias, bolsas, cintos, lenços, etc.).
•Sapatos, chinelos.
•Roupas de cama (lençóis, fronhas, colchas, cobertores, etc.).
•Roupas em tricô (lã), crochê (linha), peles.


O projeto é uma parceria do Instituto Lojas Renner e a AVESOL. A AVESOL é uma instituição que apoia organizações sociais a “superarem as desigualdades sociais através do Voluntariado, da Economia Solidária e da Educação Popular construindo Redes Sociais de Solidariedade”. Três organizações ligadas à eles, formadas por mulheres, receberão as peças pós-consumo das clientes da Renner para serem transformadas em novas roupas.


A designer Agustina Comas, contratada pelo Instituto Lojas Renner, realizará as capacitações para os empreendimentos solidários, em upcycling: serão 4 oficinas com duração de 3 horas cada. Nessas oficinas também será introduzido o conceito de planejamento organizacional e planejamento em vendas, no período formativo do projeto para que os empreendimentos econômicos solidários possam qualificar sua produção e prospectar suas vendas – toda a renda gerada será revertida para os próprios empreendimentos sociais.


Atualmente, como incentivo, o cliente entrega a roupa e ganha um voucher que dá direito a ganhar um cartão presente no valor de R$ 15,00, a partir de R$ 150,00 em compras. Será entregue apenas um voucher por dia por cliente (CPF), independentemente do número de peças e entregas realizadas em um mesmo dia.  As regras estão disponíveis na própria loja, no coletor no Espaço Realize da loja.


Sobre Agustina Comas
Agustina Comas 1980, Montevidéu - Uruguai
Formada em 2003 em Design Têxtil/Moda pela Escuela Universitaria Centro de Diseño de Montevideo. Desde 2008 trabalha com upcycling, com o método de criação e produção desenvolvido no projeto IN.USE em parceria com Ana Inés Piriz. É fundadora da marca COMAS, voltada à produção de peças femininas que usam como matéria-prima camisas masculinas, sobras da indústria têxtil e de confecção. Ministra oficinas de upcycling onde ensina o método de criação e produção que utiliza na marca COMAS e é consultora da ASSINTECAL. Entre 2008 e 2013, foi estilista da Daslu Homem integrando a equipe da Lu Pimenta. Entre 2004 e 2008 trabalhou com o designer Jum Nakao em diferentes projetos, dentre eles, o desfile A costura do invisível, apresentado em julho de 2004 no SPFW e como estilista da linha masculina da marca Guga Kuerten, coordenada pelo designer.


 

voltar para listagem